Add caption |
Segundo Juan Llerena, médico geneticista do Instituto Fernandes Figueira, da Fundação Oswaldo Cruz(Fiocruz), 60% dos casos ocorrem com mães maiores de 35 anos. Aos 40 anos o risco sobe para 80,exemplifica o médico.
O transtorno pode ser detectado no pré-natal e confirmado através de avaliações laboratoriais após o parto.
Características específicas dos portadores da Síndrome: comprometimento intelectual,dificuldades motoras e nas articulações da fala,rosto arredondado,mãos e orelhas pequenas, além de olhos semelhantes aos orientais.
Também são mais suscetíveis à doenças, é necessário terapia que envolva profissionais de várias áreas-fisioterapia,fonoaudiologia e psicologia, dentre outros-para superar as dificuldades impostas pelo distúrbio.No Dia Internacional da Síndrome de Down como nós vemos essas crianças e pessoas...com discriminação, preconceito?(ainda que seja oculto?). Sem informações necessárias para lidar com o paciente? Ou eles não fazem parte da "nossa realidade"?
Ou como seres humanos,como outro qualquer, porém com necessidades especiais, que merece nosso respeito, dignidade e ter seus direitos respeitados como cidadões.
Fica aqui para reflexão...
Fonte: Jornal do Brasil
eles são d+
ResponderExcluirBjssss
Oi Camila!! Tudo bem? Tratar pacientes com está síndrome exige bastante dedicação!! Mais como você disse...eles são demais!!!
ResponderExcluirAbraços.