quarta-feira, 25 de setembro de 2013

INDEPENDÊNCIA!!

O que é Independência para você? Sempre fui criada para ter independência financeira e emocional.
Independência financeira é algo que sempre procurei ter desse cedo na minha vida, com estudos, faculdade e gostando daquilo que eu faço, acho importante não depender de ninguém para ter e querer fazer minhas coisas...é claro que existem momentos na nossa vida de desemprego,doença, morte..que muitas vezes fazem com que essa independência financeira fica prejudicada. Para mim, é horrível depender de outra pessoa para ter o que quero e em época de compartilhamento, quem está namorando, noiva ou casada às vezes faz necessário contribuir com o parceiro. É claro, que existem certas mulheres que decidem ser donas de casa, algo que é uma opção dela, e temos que respeitar. Porém quando saio e vejo o "chefe da casa" e "a dona de casa " padrão e muitas vezes ela continua casada só porque não têm outra opção, se dedicou à casa e filhos e agora está difícil entrar mo mercado de trabalho e ela fica naquela situação insuportável e muitas vezes humilhante por falta de opção.
Outro tipo de dependência é a emocional...aquelas pessoas que não sabem ficar sozinhas? E aí muitas vezes está com um grupo de pessoas, colegas, namorado ou marido que não suporta mais, porém para ser adequar à sociedade muitas vezes nos submetemos situações que não queremos?
Independência emocional é proporcional a nossa auto-estima, respeito, amor próprio e dignidade por nós..porque no momento que nos amamos não permitimos que outra(s) pessoas façam algo que não queremos ou vai de encontro ao nosso respeito e amor próprio.
E você o que acha sobre independência financeira e emocional?
Bjs,
Sandra     

62 comentários:

  1. Olá minha querida amiga em primeiro lugar parabéns por mais este tema super interessante.
    Sabes amiga eu sempre fui uma pessoa que nunca gostei de depender economicamente de ninguem...
    Como sabemos que existem casais aonde a mulher mesmo trabalhando tem que justificar as despesas, os gastos, as compras...
    A nível emocional não pode haver dependência... Há um gostar mutuo ou não .... e só....
    Mas esta é somente a minha opinião...
    beijo amiga
    anacosta

    ResponderExcluir
  2. Tema bom, hein?!
    Independência p mim é vc depender do Deus Criador e ser uma pessoa livre, leve e saber andar com firmeza... Firmeza nas escolhas, nos compromissos c vc mesmo e c o próximo... Independência é vc amar-se e ter autonomia emocional! Também é entender que pode ir à luta e não se anulará ou perderá a razão de viver se outros não poderem estar junto (seja financeira ou emocionalmente).

    O meu abraço, Sandra...

    ResponderExcluir
  3. Adorei o textinho :)

    Marisa Silva
    http://stylingdreams.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  4. Um texto com o qual concordo plenamente. Alguém que não tenha independência financeira nunca poderá ser verdadeiramente independente, no entanto por vezes a independência económica não é acompanhada por uma independência emocional, e o caldo fica entornado...Eu acho que tem muito a ver com a educação a partir do berço. Infelizmente ainda existem muitos pais que educam os filhos de acordo com o género e enquanto for assim existirão sempre mulheres para as quais o desejo do seu parceiro será subjectivamente uma ordem para cumprir mesmo que a vivência em comum esteja a desagradar e a auto estima que pouco existiu baixe até nível zero.
    Cabe às próprias mulheres educarem os seus filhos e filhas de igual forma para a autonomia e para o respeito, para que não seja difícil no futuro a tomada de atitudes de total independência por parte de qualquer mulher. Se assim não for, a independência financeira não significará grande coisa.
    xx

    ResponderExcluir
  5. Sandra,
    Concordo com você, eu também não gosto de depender financeiramente de ninguém. Acho que a dependência em qualquer circunstância é péssima. Até porque cada um tem a sua evolução, seu caminho, seu progresso. Temos que fazer a nossa história, nossa parte. Gostei do post,
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  6. Excelente texto.
    Independência, para mim, é ser capaz de pensar de forma crítica, não permirtir que ninguém molde a personalidade e defender os ideais mesmo que sejam únicos. Possivelmente , nesta perspectiva, ninguém é independente, mas vale a pena lutar.
    Vou seguir este espaço interessante, com prazer.
    Abraço

    ResponderExcluir
  7. è difícil dar um parecer sobre isso porque cada pessoa direciona sua vida nos seus próprios termos. a mim me parece bom ter independência financeira e assim foi desde o princípio na minha vida após o casamento onde compartilhamos as despesas e os lucros.Eu acho que para nós foi ótimo porque temos independência para nossos gastos particulares e em conjunto com os da casa.Agora, emocionalmente, em família e com filhos o trato é bem mais complexo, porque
    em se tratando de amor e cuidados somos todos unidos num único emocional e a situação de qualquer um de nós afeta o conjunto. A independência aí se faz pelas preferências individuais, pelo gostos pessoais que procuramos respeitar para conseguirmos alguma autonomia.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  8. Graças a Deus tenho ambas!!!
    Não é bacana depender de ninguém em nenhum dos sentidos...
    Bjoks
    Pri

    www.epocaboutique.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Sandra!
    É certo que ninguém gosta de depender de alguém financeiramente, mas quando se tem um parceiro digno e grandioso, essa dependência se torna algo desapercebido.
    Uma vez que, nos dias atuais, a dona de casa é verdadeiramente uma dona de casa, essa já contribui com seu trabalho.
    Mas falando da minha experiência, eu comecei a trabalhar logo cedo, por opção e não por necessidade. Casei-me e grávida resolvi junto com o marido que não trabalharia mais. Me coloquei no papel dona de casa, educadora e por longos 10 anos tive uma vida regrada, mas muito feliz.
    Voltei a estudar, me formei e especializei.
    Continuo estudando e trabalhando em apenas um horário, pois no outro continuo a dar assistência aos meus filhos. Pois ter filhos é de obrigação dos pais, criarem, educarem.
    Mas independência financeira, não é o mais importante. O principal é ser independente das regras "obrigatórias" da sociedade.
    Viver, fazer e curtir a vida do jeito que quero.
    Ter autonomia e controle de si.
    Xero

    ResponderExcluir
  10. Eu acho que sou super independente, tirando algumas partes, por exemplo sou auto suficiente para dar conta das coisas que me proponho a fazer, não gosto muito de ter alguém dando pitaco na minha vida, independente de ser marido, mãe etc, por outro lado, na parte emocional eu sou muito dependente, não imagino minha vida, sem as pessoas que eu amo, a minha família, os meus como eu chamo, rs sinto falta quando não estão perto de mim. O dia a dia em família a casa cheia pra mim é muito importante, é o que me da força animo sabe? Por outro lado, no lado mais pratico da vida, eu sou bem independente, tanto que me dou super bem trabalhando sozinha, mas em grupo sou um zero a esquerda rs. Acho que muitas vezes o ser independente, vai alem das contas da casa, tipo, existem vários tipos de dependência, afetiva, de submissão, quando o outro se nega para fazer as vontades da outra parte. Eu sempre fui assim, dependente emocionalmente dos meus familiares, preciso de abraços de carinho, e estar junto, e nas partes praticas, profissional da vida eu sou bem independente vai entender neh? rs

    ResponderExcluir
  11. Amiga acho que a independência emocional é a mais difícil, porque por mais que tenhamos superado as outras a emocional bem ou mal depende de uma outra pessoa por mais que a gente se baste, lindo post queridona, bjs e uma boa tarde, Ana ;).

    ResponderExcluir
  12. Acho importante ser independente,nos dois sentidos.Mas por enquanto aqui sou dependente na area financeira.Não estou trabalhando e sempre trabalhei,é um saquinho depender.Emocionalmente eu acho pior um pouco,porque a pessoa acaba por nao viver direito.Minha amiga perdeu o esposo e parece que ela foi junto,pelo fato de depender sempre dele,querer sempre ele por perto.E quando ela viu que estava sozinha,parece que o mundo dela tinha acabado.

    ResponderExcluir
  13. Concordo com você, é muito importante ter independência tanto emocional quanto financeira, e esses são meus objetivos atuais!
    bjssss e tenha uma linda semana!

    ResponderExcluir
  14. É importante sim termos independência tanto financeira como emocional. Ótimo texto.
    Boa quarta-feira!
    Fica com Deus!
    Beijo!

    http://nannacunha.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Eu sempre fui independente. Criada para ser assim: financeiramente e emocionalmente. Mas hoje coloquei uma postagem meio que relacionada em como essa independência pode deixar alguns homens meio sem chão. Passa lá e contribua com a sua posição já que falou sobre isso hoje.
    Bêjo

    ResponderExcluir
  16. Concordo tambem que os dois precisam caminhar juntos, independencia financeira e emocional, assim a pessoa nao fica "presa" a outra e tem a liberdade de sair de relacionamentos que nao a faz feliz e o outro bom motivo e que um casal so fica junto porque realmente quer estar e nao por precisar estar. Mas de forma geral homens nao sabem lidar com mulheres independentes desse jeito e as mulheres ainda precisam aprender sobre independencia emocional tambem.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  17. Estou me organizando para ter minha independência financeira, to pensando em ir morar sozinha, então é mais complicado. Emocional, é complicado, quando menos espero, estou dependente e isso é horrivel!

    kisses ;*

    ResponderExcluir
  18. Sempre foi importante ter uma profissão e ser independente.Nos dias de hoje isso se faz mais necessário ainda.As mulheres estão cada vez mais atingindo altos níveis de colocação no mercado de trabalho.Na vida a dois deve haver uma compreensão de ambas as partes na divisão dos afazeres.
    Bjs

    ResponderExcluir
  19. Eu acho ótimo ter a minha independência financeira ,pois comecei a trabalhar muito novinha. Emocioanlmente sabe que não tinha pensado nisso? Realmente já estou casada há 28 anos ,mas cada um respeita o "espaço" do outro, ou seja, embora façamos coisas em comum ( férias, jantares com amigos, ir ao cinema,etc) ,quando é preciso cada um faz o seu próprio programa e vai para onde lhe apetece, sem problema nenhum.
    Bjn
    Márcia

    ResponderExcluir
  20. Querida amiga,

    Desde cedo sou independente, mas nem por isso tenho a segurança financeira ideal. Estou mais para uma sobrevivente do que alguem que possa aproveitar a vida ou ter certeza que a velhice será tranquila economicamente. Isto porque, embora tenha tido tanto esforço e sabedoria, nunca encontrei "a oportunidade" o que me daria melhor salario.

    Quanto a dependencia emocional, embora eu seja fiel, muito companheira e tambem solidária, estou sozinha algum tempo e me sinto muito bem.

    Ando com as proprias pernas e voo com minhas asas.

    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Eu acho isso ótimo! ser independente é bom demais.. Beijos

    ResponderExcluir
  22. Oi Sandra!

    Fui criada também para ser independente e sou bastante. Muitas pessoas se assustam quando encontram pessoas independentes, determinadas e seguras não é?! Já passei muito por situações de como ser independente fosse defeito.
    Mas sou feliz assim!
    Beijos
    Taís

    ResponderExcluir
  23. Sempre fui independente, quero sê-lo sempre, a dependência emocional consegue assustar-me ainda mais que a financeira.

    ResponderExcluir
  24. Nenhum tipo de dependência presta ,temos que nos bastar o outro na nossa vida deve ser o companheiro ,o complemento ,parceiro de caminhada fui criada para ser independente é interessante como alguns nos criticam por isso ,mas aprendi a ver que as pessoas que nos criticam gostariam de ser como nós .bjs

    ResponderExcluir
  25. Desde os 20 anos não dependo dos meus pais, a não ser a moradia que é deles (a casa que moro), mas nesses dias de seguro desemprego, e medo que não me chegue emprego está me consumindo.
    Mas tenho tentado me manter sã.
    Não quero perder a minha independência.
    Xeros Sandra.

    ResponderExcluir
  26. Para mim, o pior é a dependencia emocional! bem mas grave que a financeira. pois a financeira muitas vezes é uma questão de parceria. A emocional é dramática, traz uma submissão, sujeição que para mim é impensável. Bjs

    ResponderExcluir
  27. Nenhum tipo de dependência presta ,temos que nos bastar o outro na nossa vida deve ser o companheiro ,o complemento ,parceiro de caminhada fui criada para ser independente é interessante como alguns nos criticam por isso ,mas aprendi a ver que as pessoas que nos criticam gostariam de ser como nós .bjs

    ResponderExcluir
  28. Parece que você escreve esses textos advinhando o que eu penso! Adoro seu blog!

    Beijoos, Ana Carolina.
    http://simplesglamour.blogspot.com
    Instagram e twitter: @simplesglamour

    ResponderExcluir
  29. Oi Sandra... sempre fui muito independente, de pequena já ganhava o meu dinheirinho e até hoje meu marido não paga uma conta minha... e quanto a emocional eu fui aprendendo com o tempo que eu só preciso de uma pessoa que me completa e não que me anula... beijosss!!

    ResponderExcluir
  30. Concordo plenamente com o que foi dito.
    Eu sempre lutei e vou continuar a lutar para ter as duas :)

    ResponderExcluir
  31. independencia pra mim é FUNDAMENTAL.. bjokas lindeza e sucesso sempre

    ResponderExcluir
  32. Acho fundamental... e mesmo sendo independente consigo lidar muito bem com muitos afazeres que só dona de casa faz... está certo me desdobro em mil :P

    ResponderExcluir
  33. Oi, Sandra,

    Desde muito cedo consegui minha independência econômica e sempre pedi a Deus, sabedoria para aplicar meu dinheiro.

    Você tem razão quando diz que independência emocional, está ligada no amor próprio.

    Ao longo da vida, fui aprendendo isso, me amando, me aceitando, não me cobrando tanto...

    Fui conquistando dignidade e principalmente paz comigo mesma!!

    Tenha um ótimo dia,

    beijinhos,

    Lígia e =ˆˆ=

    ResponderExcluir
  34. Oi,
    Gostei bastante do seu post,e eu sou bastante a favor da independência seja ela econômica ou emocional.

    Páginas em Preto

    Beijos

    ResponderExcluir
  35. É isso mesmo! Concordo com o que disse ;)

    Bjinhos ;*
    Pâm

    ResponderExcluir
  36. Penso parecido com você,acho horrível ser dependente. Tanto financeiramente ,como emocionalmente. Eu mesma penso sim em ser dona de casa para ter meu filho e ter tempo para ele, coisa que hoje não teria, mas isso por que tenho um marido incrível e temos um projeto juntos de empresa e de vida ou seja ele não estará me dando nada, estaremos construindo juntos.

    ResponderExcluir
  37. Moito bonitas fotos ;)

    I follow you beautiful blog. I hope you will follow me back and I will wait for you in my blog www.gabusiek.blogspot.com

    ResponderExcluir
  38. Minha querida Sandra,

    desde que comecei a viver sozinha com os meus 22 anos que aprendi a ser ainda mais independente. Já o era um pouco mesmo vivendo com os meus pais mas assim que saí tive que me virar.
    Agora que sou independente não me imagino a depender seja de quem ou o que for! Na parte emocional ainda tenho alguns problemas de dependencia de afectos mas nada que me perturbe!

    beijos :)

    ResponderExcluir
  39. Sandra, gostei do seu artigo! A independência económica e emocional devia ser um direito garantido pela constituição!!!!!!!!!!!!!!!!! Tenho as duas graças a Deus!! Bjinho, Manuela

    ResponderExcluir
  40. a mais dificil, sem duvidas, é a emocional..... menina, é duro ser idenpendente, mas é ainda melhor do que ser dependente, sem duvidas
    beijos

    ResponderExcluir
  41. Muito bom o post.. ser independente e se manter é difícil mas é melhor do que correr o risco de cair em uma dependência que te fará mau.

    http://biancaconde.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  42. A independência é muito importante, adorei o post, Sandra. Abraços

    ResponderExcluir
  43. O desejo de ser independente me toma desde cedo.

    juliamodelodemodelo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  44. Ambas as independências são fundamentais!!! Claro que às vezes nao é fácil consegui-las! Mas com empenho, conseguimos!!!
    Beijao
    Andrea

    ResponderExcluir
  45. Concordo plenamente com você! Adorei o texto, muito bom.
    www.espacegirl.com

    ResponderExcluir

  46. Olá amiga,vim retribuir sua carinhosa visita ao meu cantinho.
    Sempre desde a infância sempre fui muito independente, então quando chegou o primeiro emprego na adolescência já estava habituada (normal), é assim até hoje. Amo ser assim e tenho certeza que Deus está sempre conduzindo-me!!!
    Uma linda e abençoada semana.
    Beijos Marie.

    ResponderExcluir
  47. Gosto de ser livre de fazer o que bem entender, sem dever justificações a ninguém. No entanto, admito que gosto de depender emocionalmente da minha família.

    ResponderExcluir
  48. A emocional pra mim é mais importante, porque através dela conquistamos as outras! Adorei!

    My Holy Place Blog | Facebook | Comunidade no Google+

    ResponderExcluir
  49. Oi, Sandra! Acho que ambas as independências são importantes, pois de nada adianta ter o próprio dinheiro para ir e vir se a pessoa precisa ter alguém para lhe dizer o tempo todo que ela é linda e querida e o quanto é importante. Claro que é maravilhoso ter alguém com quem compartilhar, mas enxergar o próprio valor sem ajuda e ficar bem a sós consigo mesmo é essencial para a vida.
    Abraço, ótimo fds!

    ResponderExcluir
  50. Acho difícil responder mas vou tentar. Embora eu não trabalhe.. sou dona de casa por opção mesmo, me sinto independente financeiramente o que faço ou compro meu marido nunca se apõe, mas peço palpite, dicas em fim Até a senha do cartão de crédito dele quem sabe sou eu ele nunca lembra rsrsrsr... Independência emocional. Para mim a única saída para isso é NÃO PENSAR NO ASSUNTO, não digo esquecer o que mexe com o íntimo emocional. Mas não ficar pensando no assunto que mexe com o estado emocional quando o assunto é companhia é um meio de se sentir independente.
    Essas palavras são meramente o meu jeito de pensar!
    Bjs bom fim de semana!

    http://papodemulheremaisumpouco.blogspot.com.br/
    http://pequenasconquistasgrandesfelicidades.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  51. Minha querida

    Um texto que me tocou profundamente, por ser tão verdadeiro. Por vezes fazemos opções que achamos na altura certas e mais tarde pagamos o preço...e por vezes tão alto.

    Um beijinho com carinho
    Sonhadora

    ResponderExcluir
  52. Acabo de descobrir o seu blog e logo com um tema muito sério. A independência deveria ser um direito para todos, sem excepção. Deve ser muito triste ter uma vida de mentira porque não se tem alternativas. Espero que esta sua postagem possa ajudar muito gente a não cair na armadilha de ser tornar dependente emocional e financeiramente. Evelyne.
    evelyne-home-interiors.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  53. Muito bom post! A independencia física é mais fácil de conseguir, mas a emocional custa um pouco... Quase todos somos "adictos" a alguém e temos certa dificuldade em andar sózinho.
    http://zenafashion.blogspot.com.es/

    ResponderExcluir
  54. Oii Sandra, acho as duas muito importantes. A financeira, no meu caso, não é tãão independente assim, por opção. Sou formada, trabalho (concursada), não pretendo ser dona de casa, mas namoro desde meus 15 anos e tudo que nós (eu e o namorado) conseguimos foi junto, mesmo não sendo casados ainda, então, por opção, eu e meu namorado "dependemos" financeiramente um do outro, todo dinheiro que ganhamos juntos ou cada um por si, é nosso.
    Sobre a independência emocional é complicadíssimo, ainda bem que não tenho problemas com isso.

    Bjinhos

    ResponderExcluir
  55. Conquistei a independência financeira muito cedo, já a emocional estou me fortalecendo com a vida, com cada aprendizado que a vida me coloca...
    Linda semana para vc.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  56. Oi, Sandra!
    Vou repetir aqui no seu blogue, um pensamento que não é meu, era de minha mãe, já falecida, de que compactuo e que dizia: Uma mulher de 20 anos quando se apaixona e recebe um ultimato: seu trabalho ou eu. Ela fará a opção pelo príncipe encantado. Uma mulher de 30 anos já fica em dúvida. Já uma mulher de 40 quando recebe esse tipo de ultimato, irá escolher a carreira, pois sabe que a independência financeira é a que lhe dará também a independência emocional. O dinheiro não resolve todos os nossos problemas, mas resolve 99,9%. Se você fica "pobre", os amigos somem! Ninguém irá pagar suas contas e portanto, não será mais chamada para os passeios, viagens, baladas... E se você for independente financeiramente e levar um pé na bunda, terá dinheiro para um spa e um bom analista.
    Beijus,

    ResponderExcluir
  57. Acho mais facil ganhar independência financeira do que emocional...

    Marisa Silva
    http://stylingdreams.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  58. Certeza são extremamente indispensáveis!
    hoje eu tenho essa independência financeira, mas como tem minha mãe e irmão que dependem de mim, fico numa saia justa danada.

    mas finalmente isso já está sendo resolvido.

    :**

    ResponderExcluir
  59. Para mim, só é livre quem tem independência, tanto financeira como emocional.
    São atributos que temos que conquistar e preservar.

    ResponderExcluir
  60. Independência financeira eu ainda não tenho, já que divido com marido as despesas da casa. mas não vejo um erro ou dificuldade nisso. Nos ajuda a partilhar e dividir e assim nos unimos mais. Emocional? Será que existe mesmo? Sei lá... Acho que não sou. Dependo do amor das pessoas próximas para sobreviver. Amar e ser amada...


    Beijão, gata!

    ResponderExcluir
  61. Acho que todos em algum ponto da vida, ficam dependentes dos dois casos. O ser humano precisa de amor e de dinheiro pra viver.

    Kisu!

    ResponderExcluir
  62. Bom dia, Sandra. A grande verdade, é que o teu texto é ótimo.
    Até assusta certas escolhas que fazemos, muita coisa, mas não sei o que poderá aliviar a nossa escolha errada, se ainda teremos tempo de mudança.
    Suportar o que a outra pessoa nos fala por medo de ficarmos sozinhas, pensando sempre no seu lado bom, contudo esquecendo as ofensas que sofremos em nome do "amor," não é nada interessante.
    Eu sei que cada um tem o seu valor, e esse deve ser respeitado.
    Independência por completo, engana-se a pessoa que pensa que tem, todos nós dependemos uns dos outros.
    Assim aprendemos a convivermos de uma melhor forma, mas se eu tivesse a oportunidade, faria tudo diferente do que vivo hoje.
    Parabéns! Beijos na alma e linda semana de paz!

    ResponderExcluir