quarta-feira, 21 de março de 2012

Dia Internacional da Síndrome de Down!!

Add caption
Diversas ações educativas foram realizadas no dia 21 de março em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down. A boa notícia que com os avanços da medicina, a expectativa de vida dos portadores da modificação genética subiu de cerca de 15 anos em 1947, para 70 anos.
Segundo Juan Llerena, médico geneticista do Instituto Fernandes Figueira, da Fundação Oswaldo Cruz(Fiocruz), 60% dos casos ocorrem com mães maiores de 35 anos. Aos 40 anos o risco sobe para 80,exemplifica o médico.
O transtorno pode ser detectado no pré-natal e confirmado através de avaliações laboratoriais após o parto.
Características específicas dos portadores da Síndrome: comprometimento intelectual,dificuldades motoras e nas articulações da fala,rosto arredondado,mãos e orelhas pequenas, além de olhos semelhantes aos orientais.
Também são mais suscetíveis à doenças, é necessário terapia que envolva profissionais de várias áreas-fisioterapia,fonoaudiologia e psicologia, dentre outros-para superar as dificuldades impostas pelo distúrbio.
No Dia Internacional da Síndrome de Down como nós vemos essas crianças e pessoas...com discriminação, preconceito?(ainda que seja oculto?). Sem informações necessárias para lidar com o paciente? Ou eles não fazem parte da "nossa realidade"?
Ou como seres humanos,como outro qualquer, porém com necessidades especiais, que merece nosso respeito, dignidade e ter seus direitos respeitados como cidadões.
Fica aqui para reflexão...

Fonte: Jornal do Brasil

2 comentários:

  1. Oi Camila!! Tudo bem? Tratar pacientes com está síndrome exige bastante dedicação!! Mais como você disse...eles são demais!!!
    Abraços.

    ResponderExcluir