quinta-feira, 5 de abril de 2012

Semana Santa: Caruru Completo( Tradição na Bahia)!!

Nesta Semana Santa, nós baianos, temos a cultura de comer um dos pratos mais típicos da Bahia, o caruru que tem nome e tempero de origem africana. É um prato à base de quiabo bem picadinho, camarão seco, azeite de dendê e temperos. Conta-se que era preparado nas senzalas na época da escravidão. Hoje é usado nos terreiros como oferenda para os orixás e nas casas como uma delícia da culinária baiana. Toda sexta-feira, está iguaria é encontrada na maioria dos restaurantes de Salvador com o nome de "comida baiana" e nas residências de origem Católica, Candomblé e Umbanda.
Na Semana Santa( Sexta-feira) o caruru é completo, composto por vatapá, arroz branco, xinxim de galinha, farofa de azeite com camarões, feijão-fradinho,banana-frita, frigideira de bacalhau, moqueca de peixe...Mesa farta, com comidas deliciosas, porém altamente calórica e de difícil digestão!! Coma sem medo de ser feliz!! Porém aquelas pessoas que possui algumas restrições alimentares( hipertensos, diabéticos), devem evitar comer dessas iguarias, pois podem haver alterações na pressão arterial e na glicemia.
É bom que na sexta à noite, depois da " orgia gastronômica" comer algo mais leve e no sábado privilegiar alimentos mais saudáveis!! É a lei da compensação!!


Boa Semana Santa para todos!!

Bjs.

6 comentários:

  1. Me joguei com vontade em tudo isso hoje! Adoro!

    ResponderExcluir
  2. Pena que sua amiga aqui Ethiane não pode nem passar perdo por conta da alergia e também com este corpo e sendo nutricionista, fica mais fácil se jogar de corpo e alma nestas delícias!!

    ResponderExcluir
  3. Lendo seu comentário, fiquei pensando na nossa luta diária para emagrecer e/ou manter o peso, porém diante dessas delícias da Bahia não cabe passar em branco, salvo em restrições médicas, então me joguei e aproveitei tudo que tinha direito, mas amanhã é outro dia e a vida segue e não podemos perder o foco de uma alimentação mais saudável e balanceada. O importante é ser feliz e evitar os excessos.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Mirelle é isto que eu pretendo com o blog, não fazer dessas comidas nossa alimentação diária, e sim uma balanceada e saudável...mais em momentos como este tem que comer mesmo...!! E depois voltar a rotina de uma alimentação leve e balanceada.Bjs.

    ResponderExcluir