sexta-feira, 27 de abril de 2012

Tradição de Pernambuco: Bolo de Rolo

O bolo de rolo é uma das mais generosas tradições de Pernambuco. Vindo recentemente de Recife, não poderia deixar de trazer na bagagem está tradição pernambucana. E merece reverência. Por isso é preciso cuidado com afirmações sugerindo que sua receita vem do rocambole. A tese não se sustenta. O rocambole chegou depois do bolo de rolo e no preparo bem diferentes. No recheio o bolo de rolo leva goiabada- apesar de que em Recife tive a oportunidade de ver com outros recheios- sendo que a goiabada é a mais tradicional.
O bolo de rolo é um doce elegante, fino que podemos servir em diferentes ocasiões: lanche da tarde, café da manhã, chá...onde sua imaginação chegar!! Boa pedida para uma sobremesa no final de semana( reserve para comer doces só no final de semana, ok? Dia de semana pivilegie frutas nos lanches).
Vamos a receita do bolo de rolo?
Ingredientes:
-250g de açucar
-250g de manteiga
-6 ovos
-250g de farinha de trigo
-sal
-1/2 lata de goiabada
-1 copo de água
-1/2 xícara de açucar

Preparo:
Bata bem açucar e manteiga. Junte as gemas, uma a uma. Acrescente o trigo peneirado, o sal e misture delicadamente.Depois junte as claras em neve. Divida a massa em cinco partes iguais. Coloque cada uma em uma assadeira rasa, untada com bastante manteiga e polvilhada com trigo. Asse rapidamente, uma de cada vez, em forno quente.

Prepare o recheio misturando goiabada, água e açucar no liquidificador. Leve ao fogo até ficar um creme homogêneo. Reserve.
Desenforme, virando a assadeira em toalha polvilhada com açucar.
Recheie com a goiabada derretida e enrole rapidamente, com ajuda da própria toalha.
Repita o processo até a última camada.
Coloque no prato de servir e polvilhe.

Fonte:Leticia Cavalcanti coordena o caderno Sabores da Folha de Pernambuco, escreve na Revista Continente Multicultural e no site pe.360 graus.

Bom apetite e ótimo final de semana!!

Bjs. 

8 comentários:

  1. Nossa q bacana..
    Essa eu não conheciaaa..

    E boa sexta-feira, com feriadão \º/

    ResponderExcluir
  2. Lidi o bolo de rolo é muito gostosos!! Bom feriadão para você também!! Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Quase passei mal em ver essa imagem....saudades do meu pernambuco.
    :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Izabellla, gostei muito de lá, e já estou agendando outra viagem..quero passar mais tempo em Olinda..cidadezinha linda. Abraços e seja bem vinda!!

      Excluir
  4. nossaaaaaaa que lindo
    que delicia
    que vontade
    Bjssssssssss

    ResponderExcluir
  5. Sua cara Camila!! Ainda mais você que adora testar receitas..só achei ela um pouco trabalhosa! Mais é uma delícia!! Abraços.

    ResponderExcluir
  6. aiiiin eu quero esse bolo de rolo ! rsrs vc tentou fazer em casa Sandra?

    ResponderExcluir
  7. Eu Rafaela..? Já trouxe pronto de lá!! Bem trabalhosa a receita, e acho que nunca iria conseguir fazer como eles. Abraços.

    ResponderExcluir