terça-feira, 1 de maio de 2012

Dia do Trabalhador!!

Comemorado no dia 1 de maio, o dia do trabalhador é uma data comemorativa usada para celebrar as conquistas aos trabalhadores aao longo da história. Nessa mesma data, em 1886, ocorreu uma grande manifestação de trabalhadores na cidade americana de Chicago.
Milhares de trabalhadores protestavam contra as condições desumanas de trabalho( 13 horas diárias). A greve paralisou os Estados Unidos. No dia 3 de maio, houve vários confrontos dos manifestantes com a polícia. No dia seguinte, esses confrontos se intensificaram, resultando na morte de diversos manifestantes. As manifestações e os protestos realizadas pelos trabalhadores ficaram conhecidas como a Revolta de Haymarket.
Após a França estabelecer o Dia do Trabalho, a Rússia foi o primeiro país a adotar a data comemorativa em 1920. No Brasil, a data foi consolidada em 1924 no governo de Artur Bernardes. Além disso, a partir do governo de Getúlio Vargas, as principais medidas de benefício ao trabalhador passaram a ser anunciadas nesta data. Atualmente, inúmeros países adotaram o primeiro de maio como o Dia do Trabalhador, sendo considerado feriado em muito deles.


Fonte: Brasil Escola

2 comentários:

  1. OI Sandra, obrigada pela visita! Já estou te seguindo tbm.

    Bjs, Jaque

    ResponderExcluir
  2. Olá Jaque...obrigada pela visista! Apareça mais vezes.Abraços.

    ResponderExcluir