segunda-feira, 23 de julho de 2012

Cuidado com o Diabetes!!

Á medida que a população brasileira engorda, o diabetes tipo 2 vira uma epidemia nacional. Mas o que parecia ser uma doença de obesas na meia-idade ameaça um novo público: mulheres novas, de peso normal e até abaixo dele. Hábitos difundidos em nosso meio podem colocar você em perigo.
Ameaça crescente é devido à má alimentação e ao sedentarismo, o distúrbio tem sido encontrado inclusive em crianças e adolescentes. A maioria dos portadores do diabetes é do tipo 2 é obesa ou está com sobrepeso, porém o que tem intrigado os cientistas é que cerca de 15% está em dias com a balança, parece que o corpo supostamente fora de perigo esconde um segredo.

-Falsa magra: quem tem peso normal ou é magra nem sempre escapa de exibir uma barriguinha. Para o metabolismo essa gordura é pior que a dos quadris. " As células que estocam gordura no abdomên fabricam substâncias que reduzem a sensibilidade à insulina". Daí cresce a demanda por esse hormônio essencial para que o açúcar do sangue seja usado como combustível pelo corpo. Na tentativa de supri-lo, o pâncreas exagera na sua produção e entra em colapso.

- Sofá e dieta desregrada: o maior fator de risco para falsa magra e quem está com tendência à obesidade é a falta de exercícios físicos. Além de ajudar a remover depósitos de gordura visceral, a malhação estimula os músculos a gastar gicose. Ao sedentarismo soma-se uma alimentação desregrada, comum que faz dieta e adora pular as refeições e alternar jejum com períodos de orgias gastronômicas. O resultado é o efeito ioiô que é conhecido como engorda-emagrece-engorda e isso aumenta a probabilidade de ficar diabético.
Ainda que tenha a sorte de não ver os maus hábitos refletidos no corpo é bom saber que nutrição desbalancaeda é fator de risco para diabetes tipo 2. E não se trata apenas de doces mas de outros carboidratos simples (como pão e massas), que fazem as taxas de açúcar subirem rápido, e de alimentos calóricos que facilitam o ganho de peso.

-Stress e Genética: outro vilão é o stress nosso de cada dia, que sob tensão, seu corpo produz cortisol, que se abastece de fontes de energia rapidamente disponíveis. Daí você tende a procurar barras de chocolates, guloseimas repletas de carboidratos. E, finalmente 50% dos pacientes do tipo 2 tem histórico familiar. Um estudo feito pela Universidade de Harvard, sugerem que jovens e magros podem correr o risco ainda maior de desenvolver à doença se seus parentes também magros forem diagnosticados com o mal. A possível explicação: herdaram genes que afetam o modo como seu corpo lida mesmo com pequenos excessos de gordura ou glicose. Seu pâncreas teria uma baixa tolerância a esses abusos.

Fonte: Revista Women Health     

18 comentários:

  1. Olá
    Meu pai morreu de Diabetes aos 56 anos
    Meus 2 irmãos mais velhos são diabéticos e hipertensos!
    Estive a 2 kg de entrar na pré-diabetes (98 kg)
    Por isso,sou chata em falar em alimentação e malhação
    Pq essa doença ronda minha família
    Post bem interessante
    Boa semana,beijaum

    ResponderExcluir
  2. meus pais tem diabetes e eu sou propensa por causa de um constante stress.. tenho ke tomar cuidado redobrado senão to lascada.. bjokas lindeza e uma ótima semana

    ResponderExcluir
  3. Vixe...meu pai temm diabetes...tenho tendência pelo histórico familiar...preciso me exercitar mais....tô um pouco em falta com AF!!!

    Valeu pelo post bem esclarecedor!!

    bjssss

    Thaine
    emagrecendocomthaine.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi linda,
    obrigada pela visita ao meu cantinho!
    Eu já tive uma quase pré-diabetes a um tempo atrás, mas na época comecei a dançar mais horas por semana,e além de intensificar a atividade física eu cortei o açúcar do café e chás, hoje estou bem acostumado com a sucralose. Também comecei a consumir pão integral, os resultados não tardaram a chegar. Atualmente meus exames tem demonstrado uma certa distância da pré-diabetes, espero continuar assim.
    Boa semana,
    abraços

    ResponderExcluir
  5. Aiii eu adoro um doce.. hihi

    http://sweetnovember-kathe.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Gostei do post, e ele me serviu de alerta para voltar a fazer exercícios...Como neta de diabéticos e hipertensos, tenho grande probabilidade de adquirir essa doença.

    Muito obrigada pela sua visita, e já estou te seguindo! <3

    www.shoeccessful.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Muito bom o post, gosto muito de estar sempre lendo sobre o que a alimentação pode fazer de bem para as pessoas. Precisamos cuidar mais do que colocamos no nosso prato e principalmente deixar de ter uma vida sedentária. A modernidade nos trouxe a preguiça...precisamos mudar isso!!!
    Beijos e uma linda semana!!

    ResponderExcluir
  8. Várias pessoas na minha familia tem diabetes, é muito importante nos cuidarmos e sempre fazer exames p/ checagem.
    Bjs e uma ótima semana
    Gi
    http://novojeitodeviver.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Realmente, é uma doença muito difícil de encarar. Temos que tomar muito cuidado mesmo. Abraços, ótima semana para você!

    ResponderExcluir
  10. Ótimo seu post, precisamos ser conscientes!!!
    Bjs
    Mel

    ResponderExcluir
  11. Ótima informação minha florzinha...
    Como tenho histórico de diabetes na família,
    vou me policiar em dobro agora!
    Bjos e uma semana light para nós! Gih♥

    ResponderExcluir
  12. Adorei a sua postagem!
    Temos que tomar cuidado.

    Beijos e uma Linda Semana
    Andrea

    ResponderExcluir
  13. Obrigada pelo post informação nunca é demais e eu pensando que diabetes é doença de gordos.

    ResponderExcluir
  14. Eu tenho muito medo de ficar diabética.
    Sou muito fã de doce e já tive a glicemia um pouco alta, agora me cuido bem mais.
    bjão

    ResponderExcluir
  15. Oi querida, obrigada pelo carinho lá no meu blog.
    Também te linkei para acompanhar seu blog.
    Quanto ao post, achei excelente! Eu faço RA para me cuidar e de tabela cuidar de toda família, já que a família do meu marido tem diabetes dos dois lados, de mãe e pai. Vejo o quanto meu sogro sofre com isso. Hoje ele só tem 30% dos rins funcionando. Temos que nos cuidar sempre, da melhor forma.

    Beijos e até +

    ResponderExcluir
  16. adorei o post.
    tenho muito medo de ter diabetes.
    Vamos fazer nossa parte pra evitar isso.

    ResponderExcluir